Pensamento Positivo: Pare com as conversas internas negativas para reduzir o stress.

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O seu copo está meio vazio ou meio cheio? Como você responde a esta antiga pergunta sobre o pensamento positivo pode refletir sua visão sobre a vida, sua atitude em relação a si mesmo, e se você é otimista ou pessimista – e isso pode afetar a sua saúde.
De fato, alguns estudos mostram que traços de personalidade tais como otimismo e pessimismo podem afetar muitas áreas da sua saúde e bem-estar. O pensamento positivo que geralmente vem com otimismo é uma parte fundamental do gerenciamento efetivo do stress. E o gerenciamento efetivo do stress está associado a muitos benefícios para a saúde. Se você tende a ser pessimista, não se desespere – você pode aprender a ter a habilidade de pensamentos positivos.

Entendendo o pensamento positivo e o diálogo-interno.

diálogo-interno

O pensamento positivo não significa que você tenha que manter sua cabeça enterrada na areia e ignorar as situações menos agradáveis da vida. O pensamento positivo significa que você aborda as coisas desagradáveis de uma maneira positiva e produtiva. Você acha que o melhor acontecerá não o pior.
O pensamento positivo geralmente começa com o diálogo interno. O diálogo-interno é o fluxo interminável de pensamentos tácitos que percorrem a sua cabeça. Esses pensamentos automáticos podem ser positivos ou negativos. Alguns de seus diálogos-internos pessoais vem da lógica e da razão. Outros diálogos-internos podem surgir de equívocos que você cria por falta de informação.
Se os pensamentos que correm por sua cabeça são principalmente negativos, sua visão sobre a vida é mais provável pessimista. Se seus pensamentos são principalmente positivos, você provavelmente é um otimista – alguém que pratica o pensamento positivo.

Os benefícios do pensamento positivo para a saúde:

Os pesquisadores continuam explorando os efeitos do pensamento positivo e do otimismo na saúde. Os benefícios para a saúde que o pensamento positivo pode fornecer incluem:

– Aumento da vida útil
– Taxas mais baixas de depressão
– Menos níveis de angústia
– Maior resistência ao resfriado e gripes comuns
– Melhor bem-estar psicológico e físico
– Melhor saúde cardiovascular e risco reduzido de morte por doença cardiovascular
– Melhores habilidades para lidar com dificuldades e momentos de estresse

Não está claro por que as pessoas que possuem pensamento positivo experimentam esses benefícios para a saúde. Uma teoria é que ter uma visão positiva permite que você enfrente melhor situações estressantes, o que reduz os efeitos nocivos para a saúde do estresse em seu corpo.
Também está relacionado ao fato de que pessoas positivas e otimistas tendem a viver estilos de vida mais saudáveis – eles geralmente praticam mais atividade física, seguem uma dieta mais saudável e não fumam ou bebem álcool em excesso.

Identificando o pensamento negativo

Não tem certeza se o seu diálogo-interno é positivo ou negativo? Algumas formas comuns de diálogo-interno negativo incluem:

– Filtragem. Você amplia os aspectos negativos de uma situação e filtra todos os positivos. Por exemplo, você teve um ótimo dia no trabalho. Você completou suas tarefas com antecedência e foi elogiado por fazer um trabalho rápido e completo. Naquela noite, você se concentra apenas em seu plano para fazer ainda mais tarefas e esquecer os elogios que você recebeu.

– Personalizando. Quando algo ruim ocorre, você automaticamente se culpa. Por exemplo, você ouve que uma noite com os amigos é cancelada e você assume que a mudança nos planos é porque ninguém queria estar ao seu redor.

– Catastrófica. Você antecipa o pior. Você sai para tomar um café e o seu pedido vem errado, logo você automaticamente pensa que o resto do seu dia será um desastre.

– Polarização. Você vê as coisas apenas como boas ou más. Não há meio termo. Você sente que precisa ser perfeito ou você é uma falha total.

Focando no pensamento positivo

Você pode aprender a transformar o pensamento negativo em um pensamento positivo. O processo é simples, mas leva tempo e prática – afinal você está criando um novo hábito. Aqui estão algumas maneiras de pensar e comportar-se de uma forma mais positiva e otimista:

Focando no pensamento positivo

– Identificar áreas para mudar. Se você quer se tornar mais otimista e se engajar em um pensamento mais positivo, primeiro identifique as áreas da sua vida sobre as quais você geralmente pensa negativamente, seja seu trabalho, sua jornada diária ou um relacionamento. Você pode começar pequeno, focando em uma área para abordar de forma mais positiva.

– Verifique você mesmo. Periodicamente durante o dia, pare e avalie o que você está pensando. Se você achar que seus pensamentos são principalmente negativos, tente encontrar uma maneira de dar uma guinada positiva neles.

– Esteja aberto ao humor. Se permita sorrir ou dar risadas, especialmente durante momentos difíceis. Procure humor nos acontecimentos cotidianos. Quando você pode rir da vida, você se sente menos estressado.

– Siga um estilo de vida saudável. Coloque o objetivo de exercitar-se durante cerca de 30 minutos na maioria dos dias da semana. Você também pode dividir os exercícios em períodos de 10 minutos durante o dia. O exercício pode afetar positivamente o humor e reduzir o estresse. Siga uma dieta saudável para alimentar sua mente e seu corpo.

– Cerque-se de pessoas positivas. Certifique-se de que as pessoas em sua vida sejam positivas, pessoas de apoio que possam dar a você conselhos e feedback. Pessoas negativas podem aumentar seu nível de estresse e fazer você duvidar da sua capacidade de gerenciar o estresse de maneiras saudáveis.

– Pratique o diálogo-interno positivo. Comece seguindo uma regra simples: não diga nada para si mesmo que você não diria a mais ninguém. Seja gentil e encorajador com você mesmo. Se um pensamento negativo entrar em sua mente, avalie-o racionalmente e responda com afirmações sobre o que é bom em você. Pense em coisas que você agradece em sua vida.
Aqui estão alguns exemplos de diálogo-interno negativo e como você pode aplicar um toque de pensamento positivo neles.

Colocando o pensamento positivo em prática:

Diálogo-interno negativo Pensamento Positivo
Eu nunca fiz isso antes. É uma oportunidade de aprender algo novo.
É muito complicado. Vou tentar entender isso de um ângulo diferente.
Eu não tenho os recursos. Necessidade é a mãe da invenção.
Sou muito preguiçoso para concluir isso. Não consegui ajustá-lo ao meu horário, mas posso reexaminar algumas prioridades.
Não há forma de fazer isto funcionar. Eu posso tentar fazer isto funcionar.
É uma mudança muito radical. Vamos dar uma chance a isto.
Ninguém se preocupa em me comunicar. Vou ver se eu posso ampliar os canais de comunicação.
Não vou conseguir fazer melhor que isso. Eu vou dar a isto uma nova chance de fazer melhor.

Praticando o pensamento positivo todos os dias

Se você tende a ter uma perspectiva negativa, não espere se tornar um otimista do dia para a noite. Mas com a prática, progressivamente seu diálogo-interno conterá menos autocrítica e mais auto aceitação. Você também poderá se tornar menos crítico do mundo ao seu redor.

Quando seu estado de espírito geralmente é otimista, você é capaz de lidar com o estresse diário de forma mais construtiva. Essa habilidade pode contribuir para os benefícios de saúde amplamente observados do pensamento positivo.