Berinjela: grande aliada no emagrecimento

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Quem nunca ouviu falar em suco de berinjela ou na água de berinjela para ajudar a emagrecer?  Existem estudos sobre o auxílio da berinjela na redução das taxas do colesterol, mas nada ainda foi realmente confirmado. Para emagrecer ainda não existe nenhum tipo de estudo, mas naturalistas aconselham o consumo de berinjela tanto para evitar pressão alta e diabetes como para saciar a fome.

Diabete e hipertensão

A berinjela pode sim ajudar em momentos de crise. Deixe de um dia para outro uma berinjela cortada em pedacinhos com casca e beba 200 ml da água três vezes ao dia, por no máximo uma semana, depois 100 ml duas vezes por semana, não ultrapassando 15 dias de uso direto, passe uma pausa de uma semana, refaça seus exames. Importante: Esta dica não substitui nenhum remédio receitado pelo seu médico, muito menos consultas e exames. É uma ajuda que os alimentos podem nos oferecer. Não abandone seu tratamento.

Mas não se deve usar essa dica caso de emagrecimento. Para muitos especialistas, a famosa “água de berinjela” não deve ser consumida por quem não tem problemas relacionados com diabetes e pressão alta, podendo causar, inclusive, baixa da hemoglobina, causando anemia.

Emagrecer com berinjela

Não pense que a berinjela é o milagre que esperava, pois ela não é um emagrecedor. Ela é bastante fibrosa, sendo assim digestiva, laxante e muito nutritiva, indicada para indigestões e prisão de ventre.

A inclusão da berinjela também é indicada para problemas do fígado e do estômago. A verdade é que a berinjela, apesar de muitos não gostarem sequer de pensar em ter no prato, pode sim ajudar bastante. É rica em proteínas, vitaminas (A, B1, B2, B5, C), minerais (cálcio, fósforo, ferro, potássio, magnésio) e alcaloides, que diminuem a pressão sanguínea, prevenindo a arteriosclerose.

No mercado fitoterapêutico já existem algumas opções concentradas da berinjela, o que pode ajudar a muitos que não gostam do legume.

Sucos de berinjela

Usar o suco de berinjela com frutas como limão, laranja, abacaxi, mamão e até chá verde pode sim ajudar, pois ela pode sustentar bastante, mas se não tiver uma alimentação bem balanceada não vão adiantar muito.

Seria bom tomar os sucos como lanches, ou até em jejum batidos com linhaça, o que seria melhor ainda para o funcionamento geral do organismo. Estes sucos saciam a fome e ajudam o intestino. E quando aliados a uma boa alimentação pode sim ajudar no emagrecimento. Faça seu suco com frutas à sua escolha e use adoçantes para temperá-lo. Beba duas ou três vezes por dia, evitando as frutas ácidas em jejum, pois a acidez pode prejudicar pessoas propensas a problemas estomacais.

Berinjela no nosso cardápio

Esse legume é muito saboroso e pode ser incluído em saladas temperadas com vinagre de maçã ou limão, um pouco de gengibre e pouco sal. Assim como é uma boa opção para substituir a massa da lasanha. Seja como for, tente incluir este legume, que cientificamente é considerado uma fruta.

 

Via Cura Pela Natureza