7 sintomas para identificar a deficiência de potássio

Compartilhe:
Você gostou?

O baixo nível de potássio no organismo pode causar uma série de problemas! Afinal ele é muito importante para as funções nervosas, força muscular e para um sistema cardiovascular saudável.

 

Saber reconhecer a carência de potássio é uma grande vantagem e é sobre que isso que vamos falar neste post.

Os sintomas mais comuns da deficiência de potássio são:

1. Palpitações cardíacas

Pode não ser pela falta de potássio, mas a palpitação forte ou leve demais é um dos sintomas.

Para evitar problemas mais graves, tenha o costume de verificar os batimentos cardíacos e garanta uma dieta saudável.

2. Fadiga

Este é um dos sintomas mais comuns de baixo nível de potássio.

A fadiga devido à carência de potássio não é proveniente de um esforço excessivo, e sim de uma causa aparentemente inexplicável.

Ou seja, a pessoa sente-se cansada do nada, mesmo sem fazer esforço.

3. Desmaio ou tontura

A enorme queda nos níveis de potássio pode diminuir o seu batimento cardíaco, o que é o suficiente para fazer você se sentir fraca ou desmaiar. Procure um médico.
4. Pressão arterial elevada

O potássio pode ajudar a equilibrar a pressão arterial e, com a carência dele, podemos ter a famosa “pressão alta”.

5. Fraqueza

É o potássio o grande responsável pela contração do músculo liso.

No entanto, se o nível de potássio for baixo, então seu corpo pode sofrer espasmos e dores.

6. Dormência e formigamento

O potássio ajuda a manter os nervos saudáveis e, sem ele, podemos sentir sensações ruins de dormência e formigamento.

Muita gente ignora esse sinal, mas ele pode estar diretamente relacionado ao potássio.

A propósito, se você consome esse elemento em excesso, também pode sofrer com esses sintomas.
7. Prisão de ventre

Baixos níveis de potássio podem diminuir as funções do organismo e isso inclui o sistema digestivo.

Cólicas abdominais e inchaço também pode ocorrer.

Para não ter deficiência de potássio, consuma:

Abacate

– Iogurte

– Suco de laranja

– Amendoim

– Folhas de beterraba cozidas

Banana

– Melão

– Aipo (salsão)